A ABEAD é composta por uma Diretoria Executiva, com mandato de 2 anos e eleita pelos seus associados por meio do voto direto em Assembleia Geral. A Diretoria é composta pelo(a) Presidente, 3 Vice-Presidentes, um(a) Secretário(a) e um(a) Tesoureiro(a). Os Presidentes de exercícios anteriores passam a compor uma instância denominada Conselho Consultivo. Na Assembleia Geral, igualmente é eleito um Conselho Fiscal composto por 3 sócios da ABEAD que se voluntariam para esta função.
Sobre a ABEAD
Quem Somos
A Associação organiza seminários, palestras e conferências nacionais e locais, a respeito dos mais variados temas da área dos Transtornos por uso de substâncias e dependências comportamentais, nos quais há um intercâmbio de ideias com especialistas convidados do país e do exterior. Os eventos da ABEAD são anuais, mas a cada 2 anos, é realizado um encontro maior- o Congresso da ABEAD -, junto com a Assembleia Geral ordinária de seus associados, do qual costumam participar também profissionais de outros países.
DIRETORIA
Presidente:
Renata Brasil Araújo
1º Vice-Presidente:
Alessandra Diehl
2º Vice-Presidente:
Sabrina Presman
3º Vice-Presidente:
Fernanda de Paula Ramos
Secretária:
Clarice Oppermann
Tesoureiro:
Angelo Campana
CONSELHO CONSULTIVO
Ana Cecilia Petta Roselli Marques
Analice Gigliotti
Angelo Martines Campana
Carlos Salgado
Dagoberto Hungria Requião
Joaquim Ferreira de Melo Neto
José Manoel Bertolote
Raul Caetano
Sabrina Presman
Sergio de Paula Ramos
CONSELHO FISCAL
Luiz Guilherme Pinto (Titular)
Roseana Ribeiro (Titular)
David Maurício Osmo (Titular)
Maria Ângela Madeira Ribeiro (Suplente)
Gabriel Bronstein Landsberg (Suplente)
Perfil
A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas – ABEAD é uma associação que congrega profissionais que trabalham no campo dos Transtornos por uso de substâncias e dependências comportamentais no Brasil, com afiliados e representações no país e no exterior. Com psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, advogados, líderes comunitários, conselheiros, professores, entre outros associados, a ABEAD oferece uma variedade de informações a respeito de seus temas de estudo e a possibilidade de troca de experiências dinâmica e atualizada.
Caracteriza-se por ser uma entidade profissional sem fins lucrativos, que zela pela ética e pelo alto padrão científico na divulgação das informações na área, e da prática clínica dos profissionais associados. Ser um associado da ABEAD confere ao profissional/estudante a credibilidade de participar deste grupo e a possibilidade de constante atualização e troca de informações pelo Network com os demais profissionais do setor, no Brasil e no exterior.
Histórico
Apesar de ter sido fundada em 1989, a ABEAD tem suas raízes dez anos antes, quando um grupo de profissionais da saúde, preocupados com a questão do álcool e alcoolismo, criaram em São Paulo a GRINEAA (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Alcoolismo).
Em 1981, depois do primeiro encontro nacional sobre alcoolismo e com uma maior adesão de profissionais interessados, da GRINEAA surgiu a ABEAA (Associação Brasileira de Estudos dos Álcool e do Alcoolismo), com sede em Porto Alegre.
A transição de ABEAA para a ABEAD foi o próximo passo, quando se tornou cada vez mais evidente a necessidade e a demanda de incluir as discussões e pesquisas de outras drogas além do álcool em uma organização de âmbito nacional.
Atualmente, as atividades desenvolvidas pela ABEAD refletem este compromisso, que inclui não somente outras substâncias psicoativas, mas as dependências comportamentais. Cada vez mais, a associação participa efetivamente na preparação e implementação de políticas de prevenção e tratamento do uso de drogas no Brasil e na América Latina.
MISSÃO ABEAD
DIVULGAÇÃO
MISSÃO ABEAD
FACILITAR
MISSÃO ABEAD
CONECTAR
MISSÃO ABEAD
AJUDAR
MISSÃO ABEAD
PROPOR
Carta da Presidente
Dia 13/09/2019 foi um dos dias mais felizes da minha vida: fui eleita Presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras drogas (ABEAD)!! Nunca pensei que isso aconteceria! Participar dos Congressos da ABEAD e de outras diretorias, para mim, já era uma grande honra e motivo de muito orgulho!
Lutar pelos dependentes químicos e seus familiares sempre foi minha grande missão, e fazer parte dessa instituição faz com que eu me sinta mais amparada nesta caminhada! Na ABEAD, conheci grandes modelos de profissionais e de seres humanos que lutavam pela mesma causa com empenho e determinação! São profissionais que se responsabilizam pela pesquisa e divulgação de informações a respeito do uso de substâncias e que sempre se dispuseram a lutar por seus valores, independente de pressões externas. Acredito que a população tem o direito de ser informada a respeito do custo/ benefício do uso de substâncias e dos diversos tratamentos, facilitando as suas escolhas.
Trabalho pelo SUS com dependentes químicos desde 1997, e a vida desses pacientes e de seus familiares para mim são uma prioridade! A ABEAD deve lutar pela oferta para todos os brasileiros de tratamentos dignos e com efetividade comprovada, e para garantir que sejam feitas pesquisas para avaliar as estratégias terapêuticas que ainda não estão estabelecidas, mas que parecem ser promissoras. Deve, acima de tudo, lutar por políticas públicas que envolvam prevenção, tratamento e reabilitação, por uma política que seja justa e inclusiva.
Espero não decepcionar a vocês, sócios, e quero contar com a força de cada um para me ajudar na realização desse sonho! Prometo dar o meu melhor para ser digna de estar nesta posição que vocês me colocaram!
Renata Brasil Araujo
