Carta da Presidente
É com imensa satisfação que assumo a presidência da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), uma associação científica respeitada e pioneira, que ao longo dos últimos 45 anos tem se mantido atenta às transformações da sociedade.
Minha eleição para a gestão 2023-2025, ocorrida durante o XXVII Congresso com o tema “Celebrando a diversidade: eu, tu, eles… é nós!”, encheu-me de orgulho e responsabilidade. Isto porque cada indivíduo traz consigo uma história única, repleta de valores e desafios distintos. Reconhecer e respeitar essa diversidade permite que os profissionais de saúde possam adaptar abordagens terapêuticas, praticar a escuta e levar em consideração as necessidades de cada paciente. A escuta ativa é um importante instrumento na psicologia clínica, minha área de formação.
Essa mesma área de atuação foi também da psicóloga Dra. Jandira Masur, primeira presidente da ABEAD e que nos deixou precocemente, mas teve tempo de escrever na história um trabalho de excelência, combatendo estereótipos e preconceitos numa época em que a sociedade ainda não parecia pronta para debates como os que propomos hoje.
Assim como Jandira Masur, as também psicólogas Sabrina Presman e Renata Brasil presidiram esta associação com comprometimento e aptidão – e antes delas outros nove presidentes; na última gestão, nossa querida e competente Dra. Alessandra Diehl. Todos eles e todas elas prepararam o terreno para o que ainda podemos construir daqui em diante. Acompanhei a gestão de quatro desses presidentes mais de perto, colaborando como secretária, tesoureira, 2ª e 3ª vice-presidente, atuando com dedicação e amor.
Hoje, após quatro décadas de envolvimento com a ABEAD, assumo a função de Presidente com o compromisso firme de manter os objetivos técnicos e científicos da associação. Eu e toda a diretoria trabalharemos, em estreita colaboração com o conselho consultivo e os associados, para liderar e fazer uma gestão baseada nos princípios éticos e no profissionalismo que sempre foram a essência desta associação.
A diretoria atual elencou uma lista com 14 itens, cada um com uma comissão, para trabalharmos juntos. Nosso trabalho pretende abranger questões relevantes para a Associação e a sociedade, como: tratamento, prevenção, educação, inovação, relações associativas, diversidade e pesquisa na área das adições, buscando fortalecer a Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Drogas.
“Juntos somos mais fortes e cresceremos;”
Selene Franco Barreto
Setembro de 2023.
Deseja entrar em contato
ou precisa de mais informações?