Mesa redonda do XXVII Congresso da ABEAD

Há muitos anos pesquisadores e profissionais da saúde vêm observando o fenômeno das chamadas dependências comportamentais. Elas têm recebido atenção crescente, chegando a ser qualificada, por alguns autores, como a “praga de nossa era”. Isaac Marks, na década de 90, introduziu o termo “dependência comportamental (não química)”, através da descrição de desejos repetidos de se envolver em comportamentos contraproducentes e a proposta de que fossem aproximados do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). No entanto, sua introdução é relativamente nova na psiquiatria, uma vez que foi somente depois de 2010 que o termo “dependências comportamentais” foi adicionado à classificação oficial de transtornos psiquiátricos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição. Nessa edição do manual americano houve um reposicionamento também do transtorno por jogo na seção de transtornos por uso de substâncias e foi introduzido o transtorno por jogo na Internet no apêndice de pesquisa. Cabe ressaltar que a Classificação Internacional de Doenças (CID-11) também a considera.

Enquanto as pesquisas avançam, a prática clínica de nossos consultórios e o cotidiano dos serviços de saúde se estão se deparando com essa nova realidade que não para de nos desafiar. Os profissionais de saúde ainda se sentem imensamente inseguros para lidar com uma série de dependências comportamentais por desconhecer sintomas, comorbidades e possibilidades de abordagens terapêuticas. Da mesma forma, educadores e pais também padecem, pois gostariam de se antecipar aos possíveis problemas e trabalhar em prol da prevenção de diversos destes fenômenos contemporâneos que se traduzem em dos comportamentos dissonantes.

Este será o tema central desta mesa redonda durante o XXVII Congresso da ABEAD assim composta:

MR 24- 06/09- 10:30 as 12 hrs- sala coralA droga do meu comportamento

Coordenação: Gislaine Koch (SP)

  • Dependência do Trabalho, Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva, BurnOut e a Carga Global da Doença: Implicações para a prática clínica- Marcos Medanha (GO)
  • Dependência de sexo e em pornografia: o que sabemos e o que ainda não sabemos sobre isso? Nino Marchi (RS)
  • Negociação de criptomoedas, bolsa de valores e suas associações com jogos de azar e saúde mental- Elisabeth Carneiro (RJ)

Você não pode ficar fora desta! Aproveite os valores do primeiro lote e se inscreva agora mesmo!

Leave a Reply