por Alessandra Diehl

A citisina é um alcaloide originário de algumas plantas pertencentes à família das Leguminosa e mais comumente extraída das espécies Laburnum anagyroides e Sophora. Esta substância tem uma estrutura molecular semelhante à vareniclina e mecanismo de ação muito semelhante, ou seja, atuando sob os receptores alfa 4 beta 2 de acetilcolina. No entanto, a citisina atualmente está disponível apenas em países da Europa Central e Oriental. No Brasil, há noticias informais de que haveria uma intenção de laboratorios de registrar a medicação junto a ANVISA. Este medicamento ainda não foi aprovado pelo FDA ou qualquer outra organização de saúde no hemisfério ocidental.

É uma boa opção para fumantes que querem parar de fumar e vivem em um ambiente social ou economicamente mais desfavorecido já que seu custo é mais acessível que a vareniclina (€ 21,15 a € 74,90).

Recente estudos confirmaram sua eficácia, embora as taxas de cessação de longo prazo relatadas são apenas ainda modestas. Vários ensaios clínicos demonstraram a sua eficácia. Estudo transversal usando dados de uma pesquisa domiciliar representativa nacional de adultos com idade ≥ 15 anos da Federação Russa (n = 11.406). As taxas de abstinência em 30 e 90 dias para TRN foram de 36% e 11%, respectivamente. Em comparação, as taxas de abstinência em 30 e 90 dias para citisina foram de 50% e 25%, respectivamente. Após o ajuste para idade e sexo, a citisina foi considerada mais eficaz do que a TRN para abstinência de 90 dias [razão de chances = 2,91, intervalo de confiança de 95% = 1,28-6,59, p = 0,011]. Esses achados parecem apoiar as evidências de estudos anteriores de que a citisina é superior à TRN para ajudar os fumantes a parar de fumar. Citisina tem demonstrado resultados positivos em vários estudos recentes controlados por placebo em fumantes moderados a graves.  A meta-análise de Tutka et al., (2019) confirma eficácia antitabágica significativa da citisina em comparação com o placebo. O último ensaio clínico da cistisina concluiu que a droga é superior à TRN para parar de fumar.

Posologia

  • Cápsulas de 1,5 mg tomadas 6 vezes ao dia escalonadas por 25 a 90 dias
  • A citisina foi bem tolerada em ensaios clínicos sem sinais graves de segurança. Náuseas, vômitos, dispepsia, dor abdominal e boca seca leves ou moderadas foram as reações adversas mais comuns da citisina.
  • Alguns guidelines europeus já sinalizam a cistisina entre as drogas de primeira escolha
  • A adesão ao regime de tratamento atual para a citisina é pobre e prejudica o sucesso do tratamento, apesar de seu uso estar associado a maiores taxas de abandono.
  • Os achados de um estudo de escalonamento de dose na Nova Zelândia sugerem que as modificações de dose no regime de dosagem padrão atual merecem uma investigação mais aprofundada. Pode ser possível simplificar o regime de dosagem atual aumentando uma dose única (por exemplo, para 4,5 mg).

Referências

Tutka P, Vinnikov D, Courtney RJ, Benowitz NL. Cytisine for nicotine addiction treatment: a review of pharmacology, therapeutics and an update of clinical trial evidence for smoking cessation. Addiction . 2019 Nov;114(11):1951-1969. doi: 10.1111/add.14721. Epub 2019 Jul 19.

Gotti C, Clementi F. Cytisine and cytisine derivatives. More than smoking cessation aids. Pharmacol Res. 2021 Aug;170:105700. doi: 10.1016/j.phrs.2021.105700. Epub 2021 Jun 2.

 

Leave a Reply