Por Raquel Constantino Nogueira

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, conselheiros, agentes de saúde, acompanhantes terapêuticos e tantos outros estão na linha de frente, administrando desafios diários para garantir que seus pacientes recebam o melhor cuidado possível. No entanto, muitas vezes, a saúde e o bem-estar desses profissionais são negligenciados.

O ambiente de trabalho na área da saúde pode ser extremamente estressante. Longas horas, decisões complexas e a constante exposição ao sofrimento humano podem levar ao esgotamento físico e emocional. Essa experiência não afeta apenas o profissional, impacta diretamente a qualidade do cuidado oferecido aos pacientes e familiares. Por tudo isso, é essencial reconhecer que para cuidar bem de outros, é preciso primeiro oferecer cuidado a quem cuida.

Acreditamos que fomentar uma cultura de apreciação profissional dentro da nossa associação pode fazer a diferença. Os pequenos gestos de reconhecimento podem ter um impacto significativo na motivação dos nossos profissionais. Sentir-se valorizado, pertencente e reconhecido é uma das necessidades essenciais de nós, humanos.

Cuidar de quem cuida é uma responsabilidade coletiva e é por isso que a ABEAD vem trabalhando no sentido de implementar programas que promovam o bem-estar dos profissionais. Assim, ampliamos os fatores de proteção para que aqueles que dedicam suas vidas a cuidar dos outros possam continuar a fazê-lo de maneira eficaz e sustentável.

Pensando na nossa comunidade a ABEAD vem desenvolvendo uma série de ações com a intenção de tornar ativa a rede de apoio que nos forma e nos suporta.

A formação contínua e a capacitação são essenciais para que os profissionais de saúde se sintam potentes, seguros e confiantes no desempenho de suas funções. Programas de desenvolvimento profissional não apenas aumentam a habilidade técnica, mas podem também proporcionar um senso de propósito e realização, fundamentais para o bem-estar emocional. Nossas ações, nesse sentido, podem ser vivenciadas pelos membros da nossa associação através das lives, do clube do livro, das discussões dos casos clínicos, dos textos escritos por profissionais capacitados e publicados em nosso blog, pelas matérias compartilhadas em nossas páginas das redes sociais, pelas trocas em nossos grupos regionais, através dos cursos oferecidos e também dos encontros promovidos e/ou apoiados pela ABEAD, ouvidoria, orientações, acolhimento além, claro, dos Simpósios e Congressos que nos reúnem e nos deixam em dia com o que há de mais atual no estudo do álcool e outras drogas.

Ao priorizar o bem-estar dos profissionais, estamos investindo na saúde e no bem-estar de toda a comunidade atendida por nós. Profissionais de saúde bem-cuidados são a base de um sistema de saúde forte e resiliente.

Raquel Constantino Nogueira (CRP 05/29379)

Educadora infantil. Psicóloga clínica formada pela PUCRJ. Terapeuta de família, casal e individual sistêmica, pela Núcleo-Pesquisa. Atua há mais de 20 anos em programas de saúde mental e dependência química. Certificada em Educação na Primeira infância e Sala de aula em disciplina positiva. Positive Teaching Couple and Parenting The Positive Discipline Way, certified by Positive Discipline Association. Terapeuta EMDR. Consultora em desenvolvimento de Carreira de atletas de alta performance e executivos. Membro Titular da ATFRJ e ABRATEF. Vice presidente da ABEAD (2023-2025).

@raquelcnogueira

 

Leave a Reply