Marketing de álcool e tabaco inclusivo para a diversidade sexual! Será?

Autora: Alessandra Diehl

Várias propagandas de marcas já bem conhecidas no mercado da indústria do álcool (cerveja e destilados) têm direcionando suas propagandas (bem criativas, coloridas e bonitas, aliás) para o público LGBTQIA+. O mesmo ocorreu com uma famosa indústria do tabaco que pela primeira vez anunciou seu apoio à 23ª parada do Orgulho Gay em São Paulo em 2019. Vale alertar que estas estratégias, muitas vezes, “camufladas” atrás da chamada “responsabilidade social” das indústrias do álcool e do tabaco (já muito utilizadas anteriormente com outros públicos) existem um forte interesse econômico em cativar um novo público consumidor em potencial.

Até aí nada novo! Vocês devem estar se perguntando, ora a indústria do álcool e do tabaco querem vender e isto é óbvio! Mas porque agora o suposto apoio ao público LGBTQIA+? Talvez porque as indústrias do álcool estão atentas as estatísticas e pesquisas mundiais que têm mostrado um aumento de consumo de substâncias em determinados grupos populacionais, como por exemplo, os adolescentes e as mulheres jovens. Especialmente para o público LGBTQIA+ (o qual é bastante heterogêneo, as pesquisas indicam que eles, elas e elxs estão em maior vulnerabilidade de uso de substâncias que a população geral.

Os dados mais recentes do National Epidemiologic Survey on Alcohol and Related Conditions (NESARC-III) mostram que mais de um quarto (25,9%) de lésbicas / gays, 30,2% de bissexuais preencheram os critérios diagnósticos do manual americano conhecido como DSM-5, para os transtornos por uso de álcool. Quanto a outras drogas foi observado em 28,9% de lésbicas / gays, 37,6% de bissexuais fecharam critérios para transtornos por uso de outras substâncias. Os achados publicados na revista LGBT Health por Boyd et al., (2019) fornecem fortes evidências de que uma proporção maior de indivíduos de minorias sexuais, particularmente indivíduos bissexuais e indivíduos questionadores de suas identidades sexuais, têm maiores prevalências de alcoolismo e transtorno por uso de outras substâncias de forma mais severa.

Taxas mais altas de transtornos por uso de substâncias entre indivíduos de minorias sexuais representam desafios únicos para os profissionais de saúde e para os gestores que lidam com a esfera de tratamento e políticas públicas, pois revelam disparidades de saúde importantes nesta população. Por isso, as descobertas deste estudo demonstram a importância de projetar programas de tratamento que tenham como alvo indivíduos de minorias sexuais e suas vulnerabilidades específicas para melhor acolhe-los, diminuindo barreiras de acesso e de cuidados.

Parece que as indústrias do tabaco e do álcool também já descobriram algo semelhante ao direcionar o seu marketing especialmente a esta população valorizando algo que o marketing já trabalhou em outros públicos com temas de igualdade, empoderamento, poder, liberdade, glamour e o respeito pela diferença! Em geral, as estratégias de marketing visam os valores, cultura, atitudes e crenças dos consumidores e a publicidade e promoções destes produtos estão diretamente ligadas ao aumento da iniciação e do consumo num padrão regular. É mais provável que os LGBTQIA+(em particular os LGBTQIA+ fumantes) sejam expostos e interajam com mensagens relacionadas ao tabaco (e álcool) em novas mídias sociais e plataformas digitais do que seus pares cisgêneros e heterossexuais. Em especial, as novas propagandas internacionais de cigarros eletrônicos têm chamado a atenção neste quesito publicidade direcionada não somente ao público que estamos abordando neste artigo, mas também aos jovens de uma maneira geral. Sabemos que níveis mais altos de exposição a propaganda de tabaco foram significantemente associados com maior probabilidade de uso do mesmo.

Abre o olho! Fica esperto! Muitas destas marcas não querem nos representar, apenas nos tornar mais “escravos” delas!

Fontes:
D’Silva J, O’Gara E, Villaluz NT. Tobacco industry misappropriation of American Indian culture and traditional tobacco. TobControl. 2018 Jul;27(e1):e57-e64. doi: 10.1136/tobaccocontrol-2017-053950. Epub 2018 Feb 19.

Boyd CJ, Veliz PT, Stephenson R, Hughes TL, McCabe SE. Severity of Alcohol, Tobacco, and Drug Use Disorders Among Sexual Minority Individuals and Their “Not Sure” Counterparts. LGBT Health. 2019 Jan;6(1):15-22. doi: 10.1089/lgbt.2018.0122. Epub 2019 Jan 14.

Emory K, Buchting FO, Trinidad DR, Vera L, Emery SL. Lesbian, Gay, Bisexual, and Transgender (LGBT) View it Differently Than Non-LGBT: Exposure to Tobacco-related Couponing, E-cigarette Advertisements, and Anti-tobacco Messages on Social and Traditional Media. NicotineTob Res. 2019 Mar 30;21(4):513-522. doi: 10.1093/ntr/nty049.

 

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