MOSTRA COMPETITIVA DE VÍDEOS E DOCUMENTÁRIOS

Lista dos Vídeos Selecionados para Mostra Competividade de Vídeos e Documentários
do XXVII Congresso da ABEAD 2023

 

Moderação: Josiane Lourenco (SP)

Banca Avaliadora: Dra. Ana Cecilia Petta Roseli Marques (SP) e  Dra. Renata Brasil Araujo (RS)

Data:06/09/2023 (4ª feira)

Horário 14 as 15:30 | Local :Sala Amarela

  1. Art.243 – Inscrito por Marcia Surdo – Colegio Anchieta – projeto Cinema na Escola

    Trata-se de um vídeo de ficção, realizado por associação de pais e mestres de uma escola tradicional de Porto Alegre, cujos artistas são pais e alunos de uma escola que abriga alunos desde o ensino infantil ao ensino médio. O cinema na escola é uma excelente estratégia para aumentar o conhecimento e trabalhar a atenção dos estudantes para temas educativos. Produzir este tipo de vídeo tem a vantagem de fortalecer o gosto pela arte, despertar a criticidade e reter a atenção dos alunos para assuntos que, normalmente, são repassados pelas aulas expositivas. Neste caso, foi produzido e estrelado por alunos, educadores e pais da escola, com ajuda do Diretor de cinema Ricardo Fagundes, cuja temática principal foi  PREVENCAO, utilizando a estratégia de chamar a atenção dos pais para os riscos do consumo de álcool de forma precoce por adolescentes. É um vídeo de curta metragem que propicia reflexão através da experiência criativa sobre um tema relevante para a educação e prevenção ao consumo de álcool e drogas na adolescência.

  2. Ponto de Partida – Inscrito por Vanessa Aguiar do Instituto Padre Haroldo

    O curta-metragem “Ponto de Partida” trata de uma intervenção comunitária realizada no âmbito do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na região do Campo Belo em Campinas/SP na Instituição Padre Haroldo Rahm. O curta-metragem teve como estratégia a metodologia participativa. Foram 12 meses de um projeto que transborda em 14 minutos de cena.

  3. Coragem para mudar – Inscrito por Gabriela Pomp e Graziella Caridade Santoro – Associação Alcoolismo Feminino

    Laura (Denise Cabral) é uma jornalista que possui vários problemas com relacionamentos e trabalho em decorrência do seu uso abusivo do álcool. Depois de vários apagões, Laura percebe tudo o que pode perder e pede ajuda a uma associação que acolhe mulheres alcoolistas. Filme caseiro gravado com uma gopro e celular.