por Alessandra Diehl

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em colaboração com parceiros internacionais, lançou a iniciativa SAFER em 2018, concomitante à terceira reunião de alto nível das Nações Unidas sobre prevenção e controle de doenças não transmissíveis (DNTs). O objetivo da iniciativa é oferecer apoio aos Estados Membros para reduzir o uso nocivo do álcool ao fortalecer a implementação em curso da estratégia mundial para reduzir o uso nocivo do álcool e outros instrumentos da OMS e das Nações Unidas—inclusive o plano de ação global da OMS para a prevenção e controle de DNTs e a meta 3.5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) (Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool).

O uso nocivo do álcool é um dos principais fatores de risco para doenças, traumatismos, incapacidade e morte em todo o mundo. O consumo de álcool contribui para 3 milhões de mortes a cada ano em escala mundial, assim como para as incapacidades e a saúde deficiente de milhões de pessoas sofrendo de doenças crônicas e traumatismos não fatais. Em termos gerais, o uso nocivo do álcool representa 5,1% da carga global de doença, em países de baixa, média e alta renda.

Portanto, trata-se de um apoio aos governos na redução do uso nocivo do álcool e seus impactos sanitários, sociais e econômicos. O lema é por “UM MUNDO LIVRE DOS DANOS RELACIONADOS AO ÁLCOOL”. SAFER é a sigla para as 5 intervenções mais custo-efetivas para reduzir os danos relacionados ao consumo de álcool como vemos a seguir neste quadro.

Você quer conhecer mais sobre esta estratégia baixe aqui o material no idioma português.

https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51903/9789275721964_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y

 

Leave a Reply