Observatório
Nicotina Não Combina!
A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), com o intuito de aprofundar o conhecimento e aprimorar as estratégias de tratamento aos Transtornos por Uso de Substâncias e Dependências Comportamentais, tem a honra de apresentar seu Observatório Nicotina Não Combina. Este espaço será dedicado à coleta, análise e disseminação de informações relevantes sobre estes temas, com o objetivo de fortalecer e integrar as medidas da Política Nacional de Controle do Tabaco aos serviços de saúde mental.
Inspirados em iniciativas similares, o Observatório da ABEAD buscará iluminar os desafios contemporâneos relacionados ao uso de nicotina.
Assim como o Brasil desempenhou um papel fundamental na criação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS), um tratado internacional de saúde pública da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ABEAD, através de seu Observatório, pretende ser grande apoiadora na construção de um futuro mais saudável e consciente, livre dos impactos negativos do uso de substâncias e das dependências comportamentais.
Acreditamos que a informação é a base para a transformação. Junte-se a nós nesta jornada!
Mapa de serviços de saúde mental que apoiam o tratamento do tabagismo
Últimas notícias no Observatório
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/4/g/JX8T9PQra8tG4nTUHZLQ/design-sem-nome-15-.jpg)
Estudante de 13 anos de Rio Claro é selecionado para apresentar lei contra vapes em Brasília
Nicolas Guilherme dos Anjos, do 8º ano, criou projeto para conscientizar jovens sobre riscos do cigarro eletrônico. Ele é um dos três finalistas do programa Câmara Mirim e sonha com carreira política.

BAT, ex-Souza Cruz, infla dados para prometer empregos se vape for liberado
Empresa diz que dispositivos trariam 13 mil novos postos de trabalho no campo, mas cigarros eletrônicos da BAT são fabricados na China e, se usarem a nicotina extraída do tabaco brasileiro, demandarão a produção de menos de 100 agricultores

Governo Lula atrasa programa de saída do plantio de fumo
Segundo estimativas da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), eram mais de 138 mil produtores de tabaco na última safra de 2024/25, a maioria deles agricultores familiares da região Sul, como Padilha. O número, contudo, já foi maior. Em 2004/05, estava em torno de 236 mil.

Menos tabaco e mais nicotina: como a indústria do cigarro planeja lavouras para vapes no Brasil
Empresas de tabaco prometem “nova fonte de renda” para agricultores com nicotina para cigarros eletrônicos. Documentos exclusivos mostram que vapes exigem pouquíssimos agricultores e fumo diferente dos cultivados no país.

Gigantes do álcool, tabaco e ultraprocessados impedem novas políticas de saúde, diz OMS
As Nações Unidas dedicarão um dia ao combate a doenças não transmissíveis, como câncer e doenças cardíacas, na próxima quinta-feira durante sua reunião anual em Nova York. A OMS, agência de saúde da ONU, afirma que os produtos dessas indústrias contribuem para tais condições.

Venda proibida de cigarros eletrônicos dispara na Zona Sul do Rio
Venda proibida de cigarros eletrônicos dispara na Zona Sul do Rio; Procon, Sedcon e PM apreendem mais de 100 em um único dia. Ação da SEDCON, Procon-RJ e PM foi motivada por denúncias e teve como foco o combate ao comércio ilegal.

Cigarro eletrônico é apenas uma estratégia de marketing nociva à saúde
Sem qualquer comprovação científica, os dispositivos eletrônicos para fumar são apresentados aos público pela indústria do tabaco como alternativas menos nocivas que o cigarro convencional —"não queima, não é tabaco, deve ser melhor". Essa estratégica não é nova. Foi assim no passado com os cigarros com filtro e os de baixo teor de alcatrão e nicotina que, diferentemente da propaganda, mostraram-se incapazes de reduzir a morbidade e a mortalidade de fumantes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/Q/j/OB88MXTguUbYv2HBMjfw/well-vaping-harm-july10-0.jpg)
O quanto o vape faz mal? Novos estudo mostram que pode ser mais nocivo do que se imagina; entenda
Quando os cigarros eletrônicos começaram a se popularizar, em meados da década de 2010, os pequenos cartuchos traziam grandes promessas. Eles foram apresentados como uma alternativa mais saudável ao cigarro e um caminho para parar de fumar. Agora, porém, pesquisadores estão começando a entender a dimensão dos perigos dos vapes.

As pedras no caminho de quem tenta parar de fumar no Brasil
A maior parte dos fumantes evita ajuda profissional ao tentar deixar o cigarro. E quem busca clínicas privadas ou o SUS pode enfrentar filas, falta de medicamentos e alta evasão...

Além da dependência: vape e cigarro afetam humor e memória de adolescentes
Adolescentes que fumam tanto cigarros eletrônicos quanto as versões convencionais têm mais risco de apresentar transtornos mentais como depressão e ansiedade, mostra um estudo publicado em julho no periódico científico Plos Mental Health, feito por cientistas da Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos.
Aqui você encontrará documentos e vídeos que auxiliam a passagem da teoria para a pratica clínica.
Materiais mais recentes
Nota Técnica Conjunta nº 233/2025-SVSA/SAPS/MS-INCA-ANVISA
Orientações para médicos e codificadores sobre o registro da lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico (EVALI) na Declaração de Óbito (DO).
Entendendo os produtos de tabaco aquecido: problemas atuais e descobertas recentes
As vendas de produtos de tabaco aquecido (HTPs) estão aumentando em todo o mundo. A indústria do tabaco comercializa os HTPs como produtos de “risco reduzido” e afirma que eles são uma alternativa melhor aos cigarros. Na realidade, as evidências não são tão claras, e há inúmeros exemplos do setor comercializando HTPs para um público amplo, inclusive crianças - não apenas para fumantes. Dada a falta de evidências conclusivas e independentes sobre a segurança dos HTPs e o histórico da indústria de fazer alegações enganosas sobre seus produtos, os legisladores e o público devem permanecer cautelosos com a promoção dos HTPs por parte da indústria.
Relatório da OMS sobre a Epidemia Global de Tabaco 2025
O Relatório da OMS sobre a Epidemia Global de Tabaco 2025, financiado pela Bloomberg Philanthropies, é um documento abrangente que detalha o progresso mundial no controle do tabaco através das medidas MPOWER. O relatório enfatiza a eficácia de advertências gráficas de saúde e campanhas de mídia em massa para reduzir o uso de tabaco, combatendo as táticas da indústria. Ele também aborda a importância da fiscalização e da cooperação internacional, ao mesmo tempo em que destaca os desafios persistentes na implementação total das políticas e na regulação de novos produtos de nicotina. Além disso, o documento inclui informações sobre os direitos autorais da Organização Mundial da Saúde e desclamações gerais sobre a publicação.
Caderno LENAD III - TABACO
Este Caderno Temático apresenta os resultados do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD) sobre o hábito de fumar, abrangendo os indicadores sobre tabagismo advindos das edições de 2006, 2012 e 2023 — e inaugura a investigação sobre o uso dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), em uma amostra representativa da popula brasileira de 14 anos ou mais.
Nota Técnica - Tratamento de Usuários de Cigarros Eletrônicos
Trata esta nota técnica de instrumento norteador preliminar para os profissionais de saúde atuando nas unidades de saúde no tratamento de usuários de cigarros eletrônicos.
Abordagem da pessoa que fuma em área livre do fumo
Abordagem da pessoa que fuma em área livre do fumo e que resiste às orientações
Orientação de Respiração para Manejo de Fissura e Ansiedade
Em breve!
Outros observatórios Importantes
Fiocruz
Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco
O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde é parte da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (CETAB/ENSP/FIOCRUZ. Foi criado através da Portaria GB /ENSP 028/2012 e, tem como missão formular propostas e executar atividades de ensino, pesquisa e cooperação nacional e internacional para a implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS) da Organização Mundial da Saúde e também colaborar na execução de medidas para controle outros fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis - DCNT, e assim contribuir para a prevenção e promoção da saúde no Brasil e para o desenvolvimento da Agenda 20-30.
INCA
Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco
O Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco visa identificar, reunir, organizar e disponibilizar informações, experiências e conhecimentos atualizados sobre a implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil, ampliando e fortalecendo o papel do INCA na governança da política nacional e como instituição de referência na área.
UMANE
Observatório da Saúde Pública
O Observatório da Saúde Pública (OSP) facilita o seu acesso às informações sobre saúde no Brasil. O que você precisa saber sobre saúde pública no Brasil você encontra aqui: dados, análises, pesquisas, artigos em blog e muito mais. Gestores de políticas e programas, profissionais da saúde, jornalistas, instituições do terceiro setor, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas em saúde: navegue e conheça as páginas do OSP.
ASSOCIAÇÃO VIVER BEM
Observatório do Jogo
Um espaço livre para reflexão sobre os jogos e sua relevância para o ser humano
IdeiaSUS Fiocruz
Plataforma Colaborativa
A Plataforma Colaborativa IdeiaSUS Fiocruz é um espaço que concentra diferentes experiências desenvolvidas por unidades e trabalhadores do SUS, em todo Brasil. Sua missão é reunir e disponibilizar ações que consolidem, reflitam e aperfeiçoem o SUS.
Deseja entrar em contato
ou precisa de mais informações?