A alta prevalência de abuso de drogas, delinquência, violência juvenil e outros problemas da infância e da adolescência justifica a necessidade de se identificar e disseminar estratégias eficazes de prevenção. Os princípios gerais obtidos de intervenções eficazes podem ajudar os profissionais de prevenção a selecionar, modificar ou criar programas mais eficazes. Programas de prevenção mais eficazes são aqueles que são abrangentes, que incluem ensino variado de métodos, desde o tempo de intervenção até aqueles que são orientados pela teoria e fornecem oportunidades para relacionamentos positivos, assim como, são devidamente cronometrados e socioculturalmente relevantes com inclusão de avaliação de resultados através de pessoal bem treinado durante todo o processo. Estes são alguns dos temas que serão abordados na palestra do nosso convidado internacional Dr.Gregor Burkhart para o Fórum de Prevenção do XXVII Congresso da ABEAD de 2023 de 3 a 6 de setembro em São Paulo no Centro de Convenções Rebouças.
Dr. Gregor é responsável pelas respostas de prevenção no Observatório Europeu de Droga e Toxicodependência (OEDT) em Lisboa desde 1996. Ele desenvolveu bancos de dados de programas baseados em evidências chamado de “Xchange” com ferramentas de avaliação e mapeamento para a prevenção e está atualmente implementando o Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) na Europa e fora dela. Suas principais atividades são o desenvolvimento de indicadores europeus comuns sobre a implementação de estratégias e programas de prevenção nos Estados membros, a promoção nos países europeus de uma melhor compreensão da prevenção universal, seletiva, indicada e ambiental e o apoio à implementação de abordagens de prevenção baseadas em evidências. Ele é cofundador da Sociedade Europeia de Pesquisa para a Prevenção 2010 e no momento o presidente desta sociedade.
O Xchange é um registro online de intervenções de prevenção cuidadosamente avaliadas. Em sua primeira fase, o registro disponibilizou intervenções manuais para as quais bons estudos europeus de avaliados mostraram resultados benéficos relacionados ao uso de substâncias, bem como programas para infração juvenil e bullying. Para programas de origem norte-americana, o registro também fornece as classificações de evidências com base em estudos de avaliação feitos em nível global (classificações Blueprint). Em 2020, o Xchange deu um primeiro passo no alargamento do seu âmbito a intervenções não manuais, incluindo estratégias locais de prevenção ambiental. Além de fornecer informações sobre a eficácia das intervenções, o registro também oferece informações sobre as experiências individuais de profissionais que implementaram os programas em países europeus. Isso permite que os tomadores de decisão avaliem a facilidade com que os programas podem ser implementados em diferentes contextos sociais, culturais e organizacionais. O registro é a peça central de uma rede crescente de registros nacionais. Através do Xchange, um visitante interessado pode aceder a detalhes adicionais sobre um determinado programa na língua nacional num registo local, ou aceder através de um registo nacional às experiências europeias de implementação de um determinado programa.