A importância de grupos de pós tratamento para dependentes químicos em processo de recuperação.

Autor: Rogério Adriano Bosso

Um gap no processo de recuperação dos dependentes químicos, acaba sendo a oferta de um grupo estruturado de pós tratamento. Esse grupo pode ser bastante aproveitado pelos indivíduos que passaram por um tratamento, uma vez que poderão contar com um espaço de troca e desenvolvimento de estratégias para as novas questões que aparecerão no processo de manutenção da abstinência. Esse grupo deve ser exclusivo para dependentes químicos que encerram o tratamento e estão abstinentes e motivados na manutenção de seu processo de recuperação. Os grupos podem ser realizados através do convite para profissionais especialistas em dependência química que possam contribuir com esse momento do indivíduo, pode-se convidar, também, pessoas que estão há anos abstinentes, motivados e engajados em seu processo de recuperação e que estejam frequentando grupos de mútua ajuda. O convite a pessoas com um processo de recuperação estruturado, valoriza e estimula os demais indivíduos a continuarem em seu processo de manutenção da abstinência. O grupo deve ter como objetivo a oferta de aconselhamento, orientação e apoio para que os indivíduos que encerram seu tratamento possam lidar com as situações de frustrações durante a abstinência. Deve-se pensar em atividades como prevenção da recaída, treinamento para que habilidades sociais, aumentar a autoeficácia e ajudar o indivíduo a criar estratégias para lidar com situações de conflito de forma que sejam contempladas todas as áreas da vida. Um outro objetivo importante é reforçar os comportamentos que levem os dependentes químicos no caminho do aumento das atividades que gerem prazer, sem o uso de drogas. E você, trabalha com dependentes químicos? Que tal pensar nessa ideia?

Fontes:

Jungerman, F. S. & Zanelatto, N. A. (2007). Tratamento Psicológico do Usuário de Maconha e Seus Familiares: Um Manual para Terapeutas: Grupo de Pós-Tratamento. 1. ed. [S.l.]: Roca Ltda. p. 237-243.

Bosso, R.A. (2020). Estruturação de programas de reinserção social para pessoas com transtornos por uso de substâncias. In: O Tratamento da Dependência Química: um guia de boas práticas. Rogério Adriano Bosso (org.) & Juliano Pereira dos Santos (org.). Edição. Curitiba: Appris. p. 161.

Leave a Reply