EVENTO PRESENCIAL - 03/06 de 2022 - sexta-feira

Nada sobre nós, sem nós! Prevenção, cuidados e políticas públicas na área da dependência química para mulheres

Quando: 3 de junho (sexta feira) de 2022
Horário: das 8 às 18 horas
Onde: Hotel Mercure São Paulo Paulista – Rua São Carlos Do Pinhal, 87
Bairro Bela Vista – São Paulo – 500 metros do metrô Brigadeiro
Vagas: 100 pessoas
Organização: Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD)

Valores para inscrição

ASSOCIADOS ABEAD

R$ 50

NÃO ASSOCIADOS

R$ 75

Objetivos do Encontro

Conduzir um encontro para reunir vários seguimentos do setor de prevenção, cuidados, tratamento e políticas públicas que possuem uma interface dirigida as mulheres usuárias de substâncias para formar uma rede com este propósito em comum, além de troca de experiências nacionais e internacionais da área, apresentação de necessidades do setor, discussão de estratégias possíveis de cuidados, mobilização e enfretamento.

Programação

07:00 às 08:00

Confirmação de inscrições, novas inscrições e entrega de crachás

08:00

Boas vindas e abertura
Dra. Alessandra Diehl (ABEAD)

08:15 às 11:00

Para elas e por elas! O que temos feito para mulheres usuárias de substâncias?
Moderação: Sabrina PresmanSilvia BrasilianoNeide VieiraLucia Sdoia e EquipeLaura CuryCaroline BeidlerSelene Franco BarretoCeli CavalariMariana CuriSherydan Luiza de OliveiraColcha de Retalhos AA

11:00 às 12:00

Mini-conferências
Moderação: Sandra Marques

Prevenção do uso de substâncias efetiva para meninas e mulheres
Dra. Ana Cecília Roselli Marques (ABEAD)

(FORMATO ONLINE) Ações da OPAS para a interface da dependência química dentro dos objetivos do desenvolvimento sustentável para
alcançar a igualdade de gênero
Dra. Maristela Monteiro (OPAS)

12:00 às 13:30

Intervalo para almoço e apresentação de comunicações orais e pôsteres on-line

Lançamento e sessão de autógrafos do Livro Mulheres e Dependência Química.
Lançamento e sessão de autógrafos do Livro Dependência Química: Uma história a se tratar.

13:30 às 16:00

Mesa redonda com roda de conversa de discussões e proposições em 3 grupos distintos divididos em prevenção, tratamento, políticas públicas/advocacy

16:00 às 16:30

Intervalo breve para cafezinho - Lançamento de livros e sessão de autógrafos

16:30 às 17:30

Mini-conferências
Moderação: Gislaine Koch

Epidemia HIV/AIDS: a interface entre mulheres e a dependência química
Ariadne Ribeiro (UNAIDS)

(FORMATO ONLINE) Destituição do Poder Familiar: desafios da atuação
na garantia de direitos de mulheres em situação de rua
Janaina Gomes (Clinica Luís Gama/USP)

17:30

Entrega do material produzido pelos três grupos

17:35 às 18:00

(FORMATO ONLINE) Sororidade e Recuperação: por que isto importa?
Mary Roberson (NIRCO) - Moderação: Elaine Camarini

18:00

Finalização e entrega do espaço

Envio de trabalhos
(comunicação oral e pôster eletrônico)

O evento “ Nada sobre nós, sem nos”. Prevenção, cuidados e políticas públicas na área da dependência química para mulheres receberá resumos de trabalhos até o dia 15 de maio de 2022 às 23:59min (horário de Brasília).

SAIBA MAIS

Palestrantes

Alessandra Diehl

Presidente da ABEAD

Ana Cecília Petta Roselli Marques

Psiquiatra, membro do Conselho Consultivo da ABEAD.

Neide Vieira

Psicóloga formada pela universidade UNIP, treinada no Treinamento para profissionais da área da saúde no ambulatório de substâncias psicoativas ASPA-UNICAMP, Pós-graduada em neuropsicologia pela USF, Cursando pós-graduação em dependência química e compulsões pela PUC Rio, Diretora do núcleo em saúde mental da Associação Alcoolismo Feminino (AAF).

Ariadne Ribeiro

Professora, Pesquisadora, Especialista em Dependência Química, Professora convidada do Curso de Educação Sexual e Terapia Sexual da UNISAL, Mestra e Doutoranda do Programa de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP, Tutora do Women Empowering da Columbia University e Oficial para Comunidades, Gênero e Direitos Humanos do UNAIDS no Brasil.

Caroline Beidler

Autora e fundadora da plataforma de storytelling Bright Story Shine, onde lançou seu eBook: 10 Practical Ways to Make Your Recovery Shine e 7 Day Recovery Reset Devotional. Ela também é redatora da equipe do Grit and Grace Project e blogueira do In the Rooms. Ela também lidera a Creative Consultation Services, LLC., uma empresa focada na criação de serviços sustentáveis de suporte à recuperação de abuso de substâncias e colaboradora de pesquisa do Lyda Hill Institute on Human Resilience. Caroline mora no Tennessee com seu marido, Matt, e seus gêmeos, Henrick e Violet.

Celi Cavallari

Psicóloga, psicanalista clínica e institucional. Mestre em Psicologia Clínica PUC/ SP. Supervisora em Redução de Danos em CAPS AD. Conselheira da REDUC - Rede Brasileira de Redução de danos e Direitos Humanos. Consultora do Núcleo de Politica sobre Drogas e Saúde Mental da OAB/SP. Membro da ABRAMD (ex vice-presidente) e dos Coletivos Intercambiantes Br, Terapeutas Solidários e do Bloco Feminista da Marcha da Maconha.

Elaine Camarini

Psicóloga, especialista em aconselhamento familiar, diretora de assuntos da família de Faces e Vozes da Recuperação no Brasil, especialista no apoio da recuperação em pares pelo estado do Texas, participante da rede global das mulheres em recuperação.

Gislaine Koch

Especialista em Neuropsicologia e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria IPq/ HC FMUSP. Capacitada em Serviço - Equipe Interdisciplinar de Estudos sobre Álcool e Drogas.
Pós-Graduada em Saúde Mental pela - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - USF BRAGANÇA PAULISTA - SP . Graduada em Psicologia - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - USF CAMPINAS SP.

Janaina Dantas Gomes

Pesquisadora e Professora de Direito, com ênfase nas áreas de infância, maternidade e política judiciária. Doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e integrante da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama (FD-USP). Graduada em Ciências Sociais pela UNICAMP e em Direito pela PUC-Campinas.

Laura Curi (ACT)

Bacharel pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), pós-graduada em Relações Internacionais pela Faculdade Damásio, mestre e doutoranda em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui experiência nas áreas de relações internacionais, história, comunicação.

Maria Roberson

A Dra. Mary Roberson tem mais de 29 anos de proficiência na área de Saúde Comportamental. Ela é a fundadora e diretora executiva da Northern Illinois Recovery Community Prganization (NIRCO). A NIRCO é uma Organização Comunitária de Recuperação reconhecida nacionalmente, cuja missão é promover princípios de recuperação para indivíduos, famílias e comunidades impactados pelo uso de substâncias e saúde mental.

Mariana Curi

Psicóloga, especialista em dependência química pela Unifesp e em terapia cognitivo comportamental. Coordenadora de Práticas Assistenciais na área de Transtorno por Uso de Substâncias no Instituto Bairral de Psiquiatria.

Maristela Monteiro

Psiquiatra, assessora sênior para álcool da OPAS/OMS.

Sabrina Presman

Psicóloga, Especialista em Dependência Química pela UNIAD/UNIFESP, Ex-Coordenadora do Programa de Controle de Tabagismo do município e Estado do RJ, membro do conselho consultivo da ABEAD, Membro do Conselho Consultivo da Aliança de Controle de Tabaco, Especialista em Psicoterapia Breve e cursando Mestrado Internacional - FGV/ISCTE em Gestão de Serviços de Saúde.

Sandra Marques

Cirurgiã Dentista, especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares; especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial;especialista em Dependência Química-UNIFESP. Mestranda em Vigilancia em Saúde Pública- CCD/USP. Diretor Técnico de Saúde no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras drogas-CRATOD, atuando como Coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo INCA/MS. Membro do Comitê Estadual de Controle Social da Tuberculose-SP. Membro do GEPRAPS ( Grupo de Estudo e Pesquisa Respiratória na Atenção Primária à Saúde ) da Faculdade de Medicina do ABC. Membro colaborador do Grupo de Doenças Respiratórias da Sociedade Brasileira de Medicina e Família - GRESP/SBMFC. Membro da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Pesquisadora com foco na área de Políticas Públicas , Tabagismo, Doenças Respiratórias, \Oncologia. ExperIência em|Liderança e Advocacy. Mestranda vigilância em saúde pública.

Selene Franco Barreto

Psicóloga, Especialista em Dependência Química, MBA em Gestão de Saúde pela FGV, Pioneira em diversas ações coorporativas relacionadas à Saúde do Trabalhador junto ao consumo de Álcool e outras Drogas no Ambiente de Trabalho; Diretora do IRETS.

Sherydan Luiza de Oliveira

Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional de Goiás - SETEBAN/GO
Assistente Social pela Pontifícia Universidade de Goiás – PUC/Goiás
Especialista em Politicas Públicas sobre Álcool e outras Drogas pela Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
Membro do COMAD - Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Goiânia/GO
Conselheira Nacional, Cordenadora da Regional Goiás, Consultora Técnica e Docente da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas - FEBRACT
Atua há na 22 anos na Comunidade Terapêutica Feminina MISSÃO RESGATE DA PAZ em Goiânia/GO, exercendo atualmente a função de Gestora Técnica.

Silvia Brasiliano

Psicóloga. Psicanalista. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa da Mulher Dependente Química (PROMUD) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Autora do livro “Como lidar com o alcoolismo” – Editora Hogrefe – 2018 e de diversos artigos na área.

Colcha de Retalhos

A COLCHA DE RETALHOS é uma ação de CTO – Comitê de Trabalho Com Os Outros - de mulheres de todo o Brasil, cujo propósito é levar a mensagem de Alcoólicos Anônimos, com especial atenção ao Alcoolismo Feminino. Reafirmar a unidade das mulheres membros de AA e levar a mensagem a mulher que ainda sofre da doença do alcoolismo faz parte e é a razão de existir deste evento.

Equipe Instituto Padre Haroldo

Equipe:
Lucia Decot Sdoia - farmacêutica, psicanalista e presidente do Instituto Padre Haroldo.
Renata Cristina Siqueira Schiavon - psicóloga e supervisora das Repúblicas pós acolhimento.
Luciana Cristina Callamari - assistente social e coordenadora da Casa da Gestante.
Juliana Bianchini - artista plástica e supervisora da CT Feminina.

Apoio