A ABEAD é composta por uma Diretoria Executiva, com mandato de 2 anos e eleita pelos seus associados por meio do voto direto em Assembleia Geral. A Diretoria é composta pelo(a) Presidente, 3 Vice-Presidentes, um(a) Secretário(a) e um(a) Tesoureiro(a). Os Presidentes de exercícios anteriores passam a compor uma instância denominada Conselho Consultivo. Na Assembleia Geral, igualmente é eleito um Conselho Fiscal composto por 3 sócios da ABEAD que se voluntariam para esta função.
Sobre a ABEAD
Quem Somos
A Associação organiza seminários, palestras e conferências nacionais e locais, a respeito dos mais variados temas da área dos Transtornos por uso de substâncias e dependências comportamentais, nos quais há um intercâmbio de ideias com especialistas convidados do país e do exterior. Os eventos da ABEAD são anuais, mas a cada 2 anos, é realizado um encontro maior- o Congresso da ABEAD -, junto com a Assembleia Geral ordinária de seus associados, do qual costumam participar também profissionais de outros países.
DIRETORIA
Presidente:
Alessandra Diehl
1º Vice-Presidente:
Renata Azevedo
2º Vice-Presidente:
Lisia Von Diemen
3º Vice-Presidente:
Gabriel Landsberg
Secretário:
Bruno Palhano
Tesoureira:
Sabrina Presman
CONSELHO CONSULTIVO
Ana Cecilia Petta Roselli Marques
Analice Gigliotti
Angelo Martines Campana
Carlos Salgado
Dagoberto Hungria Requião
Joaquim Ferreira de Melo Neto
José Manoel Bertolote
Raul Caetano
Renata Brasil Araújo
Sabrina Presman
Sergio de Paula Ramos
CONSELHO FISCAL
Luiz Guilherme Pinto (Titular)
Ana Cristina Melo (Titular)
Daniel Cruz Cordeiro (Titular)
Rogério Jesus (Suplente)
Janine Faganello (Suplente)
Perfil
A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas – ABEAD é uma associação que congrega profissionais que trabalham no campo dos Transtornos por uso de substâncias e dependências comportamentais no Brasil, com afiliados e representações no país e no exterior. Com psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, advogados, líderes comunitários, conselheiros, professores, entre outros associados, a ABEAD oferece uma variedade de informações a respeito de seus temas de estudo e a possibilidade de troca de experiências dinâmica e atualizada.
Caracteriza-se por ser uma entidade profissional sem fins lucrativos, que zela pela ética e pelo alto padrão científico na divulgação das informações na área, e da prática clínica dos profissionais associados. Ser um associado da ABEAD confere ao profissional/estudante a credibilidade de participar deste grupo e a possibilidade de constante atualização e troca de informações pelo Network com os demais profissionais do setor, no Brasil e no exterior.
Histórico
Apesar de ter sido fundada em 1989, a ABEAD tem suas raízes dez anos antes, quando um grupo de profissionais da saúde, preocupados com a questão do álcool e alcoolismo, criaram em São Paulo a GRINEAA (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Alcoolismo).
Em 1981, depois do primeiro encontro nacional sobre alcoolismo e com uma maior adesão de profissionais interessados, da GRINEAA surgiu a ABEAA (Associação Brasileira de Estudos dos Álcool e do Alcoolismo), com sede em Porto Alegre.
A transição de ABEAA para a ABEAD foi o próximo passo, quando se tornou cada vez mais evidente a necessidade e a demanda de incluir as discussões e pesquisas de outras drogas além do álcool em uma organização de âmbito nacional.
Atualmente, as atividades desenvolvidas pela ABEAD refletem este compromisso, que inclui não somente outras substâncias psicoativas, mas as dependências comportamentais. Cada vez mais, a associação participa efetivamente na preparação e implementação de políticas de prevenção e tratamento do uso de drogas no Brasil e na América Latina.
MISSÃO ABEAD
DIVULGAÇÃO
MISSÃO ABEAD
FACILITAR
MISSÃO ABEAD
CONECTAR
MISSÃO ABEAD
AJUDAR
MISSÃO ABEAD
PROPOR
Carta da Presidente
Nestes mais de 20 anos de prática clínica e atuação na área dos transtornos por uso de substâncias tenho cada vez mais a convicção que nesta jornada da vida somos eternos aprendizes. Eu tenho o privilégio de estar nesta associação há muitos anos convivendo com mestres incríveis. Neste espaço, o qual é repleto de gente talentosa, amorosa e dedicada a este ofício de ajudar dependentes químicos e seus familiares a viverem de forma mais saudável.
Nesta caminhada de aprendizado diário não há como não reconhecer que após a pandemia da COVID-19 nossos desafios são imensos e que mais do que nunca a ciência, as boas práticas clínicas, a ética, a compaixão e a rede em coletividade são alguns dos nossos alicerces para o contínuo crescimento em humanidade.
É dentro deste contexto que tenho baseado algumas das minhas agendas de prioridades neste campo das adições. Defendo, por exemplo, que não existe um tratamento que funcione para todos, porque somos seres diversos e temos complexidades distintas. No entendimento que todos os ciclos de vida, desde a infância, a adolescência, o adulto e os idosos merecem nossos cuidados com relação ao uso de álcool e outras drogas, sobretudo, aqueles que ainda sequer nasceram. A defesa de práticas baseadas em evidências científicas, desde a prevenção até a reinserção social, a qual tem a chance de devolver para a sociedade um indivíduo bem mais produtivo. Além disto, a importância da utilização de abordagens humanistas voltadas para o indivíduo e suas necessidades. Na crença, também, de que as políticas públicas do nosso país podem ser sempre aperfeiçoadas quando começarmos, entre outros aspectos, a melhor considerar os gêneros em sua continua e equânime construção. E finalmente, a certeza de acreditar e, sobretudo, encantar-se com as maravilhas que a prevenção ao uso de drogas pode fazer em nossa sociedade.
Nesta caminhada, eu e os meus colegas de diretoria desta nova gestão da ABEAD, estamos honrados por vocês associados terem nos concedido esta confiança. Muito obrigada! Esperamos poder contar com todos vocês nesta travessia de forma participativa, produtiva e responsável. Certamente a mente aberta, boa vontade, entusiasmo e determinação não nos faltarão. Juntos nós faremos mais e cada vez melhor!
Alessandra Diehl
