A ABEAD é composta por uma Diretoria Executiva, com mandato de 2 anos e eleita pelos seus associados por meio do voto direto em Assembleia Geral. A Diretoria é composta pelo(a) Presidente, 3 Vice-Presidentes, um(a) Secretário(a) e um(a) Tesoureiro(a). Os Presidentes de exercícios anteriores passam a compor uma instância denominada Conselho Consultivo. Na Assembleia Geral, igualmente é eleito um Conselho Fiscal composto por 3 sócios da ABEAD que se voluntariam para esta função.
Sobre a ABEAD
Quem Somos
A Associação organiza seminários, palestras e conferências nacionais e locais, a respeito dos mais variados temas da área dos Transtornos por uso de substâncias e dependências comportamentais, nos quais há um intercâmbio de ideias com especialistas convidados do país e do exterior. Os eventos da ABEAD são anuais, mas a cada 2 anos, é realizado um encontro maior- o Congresso da ABEAD -, junto com a Assembleia Geral ordinária de seus associados, do qual costumam participar também profissionais de outros países.
DIRETORIA
Presidente:
Selene Franco Barreto
1º Vice-Presidente:
Carolina Costa
2º Vice-Presidente:
Alessandra Calixto
3º Vice-Presidente:
Raquel Nogueira
Secretária:
Aline Coraça
Tesoureira:
Isabel Silva
CONSELHO CONSULTIVO
Alessandra Diehl
Ana Cecilia Petta Roselli Marques
Analice Gigliotti
Angelo Martines Campana
Carlos Salgado
Dagoberto Hungria Requião
Joaquim Ferreira de Melo Neto
José Manoel Bertolote
Raul Caetano
Renata Brasil Araújo
Sabrina Presman
Sergio de Paula Ramos
CONSELHO FISCAL
Marvim Pereira – SP (Titular)
David Osmo – RJ (Titular)
Rodrigo Pereira – SP (Titular)
Tauama Gonçalves de Moraes – CE (Suplente)
Matheus Paschoal – SP (Suplente)
Perfil
A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas – ABEAD é uma associação que congrega profissionais que trabalham no campo dos Transtornos por uso de substâncias e dependências comportamentais no Brasil, com afiliados e representações no país e no exterior. Com psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, advogados, líderes comunitários, conselheiros, professores, entre outros associados, a ABEAD oferece uma variedade de informações a respeito de seus temas de estudo e a possibilidade de troca de experiências dinâmica e atualizada.
Caracteriza-se por ser uma entidade profissional sem fins lucrativos, que zela pela ética e pelo alto padrão científico na divulgação das informações na área, e da prática clínica dos profissionais associados. Ser um associado da ABEAD confere ao profissional/estudante a credibilidade de participar deste grupo e a possibilidade de constante atualização e troca de informações pelo Network com os demais profissionais do setor, no Brasil e no exterior.
Histórico
Apesar de ter sido fundada em 1989, a ABEAD tem suas raízes dez anos antes, quando um grupo de profissionais da saúde, preocupados com a questão do álcool e alcoolismo, criaram em São Paulo a GRINEAA (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Alcoolismo).
Em 1981, depois do primeiro encontro nacional sobre alcoolismo e com uma maior adesão de profissionais interessados, da GRINEAA surgiu a ABEAA (Associação Brasileira de Estudos dos Álcool e do Alcoolismo), com sede em Porto Alegre.
A transição de ABEAA para a ABEAD foi o próximo passo, quando se tornou cada vez mais evidente a necessidade e a demanda de incluir as discussões e pesquisas de outras drogas além do álcool em uma organização de âmbito nacional.
Atualmente, as atividades desenvolvidas pela ABEAD refletem este compromisso, que inclui não somente outras substâncias psicoativas, mas as dependências comportamentais. Cada vez mais, a associação participa efetivamente na preparação e implementação de políticas de prevenção e tratamento do uso de drogas no Brasil e na América Latina.
MISSÃO ABEAD
DIVULGAÇÃO
MISSÃO ABEAD
FACILITAR
MISSÃO ABEAD
CONECTAR
MISSÃO ABEAD
AJUDAR
MISSÃO ABEAD
PROPOR
Carta da Presidente
É com imensa satisfação que assumo a presidência da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), uma associação científica respeitada e pioneira, que ao longo dos últimos 45 anos tem se mantido atenta às transformações da sociedade.
Minha eleição para a gestão 2023-2025, ocorrida durante o XXVII Congresso com o tema “Celebrando a diversidade: eu, tu, eles… é nós!”, encheu-me de orgulho e responsabilidade. Isto porque cada indivíduo traz consigo uma história única, repleta de valores e desafios distintos. Reconhecer e respeitar essa diversidade permite que os profissionais de saúde possam adaptar abordagens terapêuticas, praticar a escuta e levar em consideração as necessidades de cada paciente. A escuta ativa é um importante instrumento na psicologia clínica, minha área de formação.
Essa mesma área de atuação foi também da psicóloga Dra. Jandira Masur, primeira presidente da ABEAD e que nos deixou precocemente, mas teve tempo de escrever na história um trabalho de excelência, combatendo estereótipos e preconceitos numa época em que a sociedade ainda não parecia pronta para debates como os que propomos hoje.
Assim como Jandira Masur, as também psicólogas Sabrina Presman e Renata Brasil presidiram esta associação com comprometimento e aptidão – e antes delas outros nove presidentes; na última gestão, nossa querida e competente Dra. Alessandra Diehl. Todos eles e todas elas prepararam o terreno para o que ainda podemos construir daqui em diante. Acompanhei a gestão de quatro desses presidentes mais de perto, colaborando como secretária, tesoureira, 2ª e 3ª vice-presidente, atuando com dedicação e amor.
Hoje, após quatro décadas de envolvimento com a ABEAD, assumo a função de Presidente com o compromisso firme de manter os objetivos técnicos e científicos da associação. Eu e toda a diretoria trabalharemos, em estreita colaboração com o conselho consultivo e os associados, para liderar e fazer uma gestão baseada nos princípios éticos e no profissionalismo que sempre foram a essência desta associação.
A diretoria atual elencou uma lista com 14 itens, cada um com uma comissão, para trabalharmos juntos. Nosso trabalho pretende abranger questões relevantes para a Associação e a sociedade, como: tratamento, prevenção, educação, inovação, relações associativas, diversidade e pesquisa na área das adições, buscando fortalecer a Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Drogas.
“Juntos somos mais fortes e cresceremos;”
Selene Franco Barreto
Setembro de 2023.