PALESTRANTE INTERNACIONAL CONFIRMADA NO XXVII CONGRESSO DA ABEAD
Crianças cujos pais usam drogas – Práticas promissoras e recomendações
Dra. Corina Giacomello é professora associada da Universidade Autônoma de Chiapas, México, consultora acadêmica e internacional com experiência em estudos de gênero, direitos da criança, justiça criminal e sistemas prisionais e políticas de drogas. Ela tem mais de 15 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de propostas jurídicas, judiciais e de políticas públicas orientadas para a advocacia em nível nacional e internacional. Suas linhas de pesquisa incluem mulheres privadas de liberdade, adolescentes em conflito com a lei, crianças com pais encarcerados e mulheres usuárias de drogas.
E ela estará conosco participando do Workshop II Nada sobre nós sem nós. Prevenção, tratamento e políticas públicas baseadas no gênero para o campo das dependências químicas em mulheres durante o XXVII Congresso da ABEAD.
Dra Corina tem lançado luz sobre uma população invisível: as crianças e adolescentes que vivem em famílias onde pelo menos um dos pais usa drogas. Este enfoque nas crianças expostas à dependência parental de drogas e álcool implica em ajudar as mesmas e às suas famílias a ultrapassar a dependência e as suas consequências. O uso de drogas pelos pais afeta as crianças em todas as fases de suas vidas, desde antes do nascimento até a vida adulta. No entanto, até agora, esta situação recebeu muito pouca atenção. Durante o workshop pré-congresso a Dra. Giacomello irá mostrar dados de pesquisas realizadas pelo Pompidou Group que analisou as crianças que cresceram em famílias afetadas pela dependência de drogas e álcool, bem como os serviços, programas e práticas que ajudam a proteger a infância e garantir que as necessidades das crianças sejam atendidas, ao mesmo tempo em que atendem às necessidades dos pais. Ela faz parte de um projeto do Grupo Pompidou cuja missão é integrar os direitos humanos na política de drogas. O conteúdo, conclusões e recomendações apresentadas em uma de suas publicação recentes de 2022 pretendem contribuir para aumentar a base de conhecimento e o interesse pelo tema e servir de referência prática para a identificação as práticas promissoras e parceiros internacionais para abordá-lo.
Esta obra que está disponível para baixar aqui, inclui 29 experiências e práticas de entidades governamentais ou não governamentais, divididas por área principal de intervenção de cada país. Este é mais um passo de um esforço conjunto contínuo para dar visibilidade aos filhos de pais usuários de drogas e uma ferramenta para fomentar a cooperação e o diálogo entre atores governamentais e não governamentais.
Você não pode ficar fora desta!! Se liga nas redes da ABEAD e no site para se inscrever e garantir sua vaga nesta congresso que irá celebrar os 45 anos da ABEAD!