Por Alessandra Calixto
Como surgiram os GRUPOS ANÔNIMOS DE RECUPERAÇÃO que conhecemos hoje?
Os Grupos anônimos possuem um papel fundamental na recuperação de pessoas que buscam recuperação das suas adições e comportamentos compulsivos.
Os Doze Passos e sugestões de recuperação foram originalmente formulados por Bill W., co-fundador de Alcoólicos Anônimos e um grupo de pessoas, incluindo profissionais da saúde, em 1938. Baseados em experiências de outros grupos, sendo a maior referência o Grupo Oxford, Inglaterra.
O Grupo Oxford, primeiramente conhecido como First Century Christian Fellowship, era uma organização cristã fundada pelo ministro luterano americano Frank Buchman em 1921. Buchman acreditava que o medo e o egoísmo eram a raiz de todos os problemas. Além disso, Buchman acreditava que a solução para enfrentar o medo e egoísmo era “entregar a vida ao plano de Deus ou poder superior”.
O Grupo da Universidade de Oxford e seus princípios foram levados aos Estados Unidos por membros americanos, inicialmente Nova Iorque e Akron, quando Bill Wilson e Dr. Bob Smith encontraram-se usavam seus respectivos bottons. Estes dois grupos amparariam e ensinariam seus princípios a ambos, que ingressam nos grupos de fledgling como Dry Drunk (bêbado seco) e Anonimous Drunk (bêbado anônimo), e ingressaram praticamente na mesma época.
Os preceitos iniciais eram:
a.. Admitimos somos impotentes.
b.. Seremos honestos conosco mesmos.
c.. Falaremos sobre isso com outra pessoa.
d.. Faremos reparação a quem prejudicamos.
e.. Levaremos essa mensagem a outros de graça.
f.. Oramos a um Deus que nós o entendemos.