Por Selene Franco Barreto

O século XXI chegou causando mudanças que sacudiram o mundo. Nos últimos 20 anos, muitas transformações resultaram em agilidade, conectividade, mais responsabilidade social para indivíduos e corporações e uma sensação de que temos pouco tempo para aprender e nos adaptarmos a tanta informação. As pessoas estão mais conscientes e críticas, o que faz com que as empresas também precisem se adaptar a outros valores, melhores produtos e ambientes de trabalho que promovam a diversidade e a inclusão.

Entre os motores a impulsionar essas novas condutas estão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte de uma agenda mundial criada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, que definiu 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. A ideia é que os países comprometidos com a agenda promovam ações orientadas por quatro eixos: social, ambiental, econômico e institucional. O intuito é reduzir o nível de pobreza, estimular a igualdade de gênero, reduzir desigualdades, melhorar a qualidade de vida, incentivar o crescimento econômico inclusivo, entre outros desafios.

A importância dos ODS nas empresas
Muito mais do que modismo ou preocupação com o politicamente correto, pensar em diversidade e inclusão significa humanizar a cultura organizacional, enxergar cada indivíduo dentro da corporação como alguém único. É respeitar as individualidades para promover um ambiente mais saudável e com oportunidades para todos na equipe, além de garantir a sobrevivência da empresa em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Uma empresa que privilegia um quadro de funcionários diverso tem maior chance de entender as demandas dos seus clientes, que também são plurais.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A tendência é que as pessoas e, consequentemente, o mercado estejam cada vez mais interessados em marcas que se posicionam e pratiquem ações que demonstrem responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente. Ao incorporar as diretrizes dos ODS, a empresa torna-se uma referência e amplia as possibilidades de negócios, uma vez que sua imagem passa a se relacionar com temas que vêm sendo pauta de discussões sobre desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Momento de planejarmos e agirmos

O ano de 2020 marca o início da Década da Ação, com um movimento de aceleração que pretende aumentar esforços para se avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as metas traçadas para 2030. Assim sendo, a contribuição do mundo corporativo se faz imprescindível e requer mais do que nunca empenho e engajamento de todos os atores em sua máxima capacidade.

Todos os ODS podem estar diretamente relacionados ao mundo corporativo, a depender da empresa. Mas destacamos abaixo três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a fim de demonstrar de forma prática como a empresa pode contribuir com a busca por sustentabilidade:

Objetivo 3 –Saúde e bem-estar: “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.” As empresas podem ter grande participação na saúde e no bem-estar dos funcionários e de seus familiares, cuidando para que as condições e o ambiente de trabalho sejam benéficos para a saúde mental, favorecendo os fatores de proteção e prevenindo os fatores de riscos dos empregados. Além disso, podem proporcionar segurança para que todos desempenhem suas funções e se sintam respeitados nas suas necessidades, limitações e talentos, o que contribui para que as pessoas aumentem sua criatividade e produtividade.

Por intermédio do Programa de Atenção ao Empregado e à Empresa(PAEE), é possível criar ações efetivas para as empresas, comunidades e os indivíduos, pautadas no conceito de que saúde não é apenas a ausência da doença, mas o aprimoramento do ser humano em toda a sua plenitude, seja na sua condição individual, seja na sua condição de ser social em interação com o ambiente no qual está inserido.

A queda de desempenho profissional de um funcionário, muitas vezes, pode estar ligada a questões de saúde mental, daí a importância de se adotar medidas que possam prevenir esses fatores – criar espaços para a escuta, por exemplo, é uma boa prática. O resultado é positivo para todos os lados: gera retorno financeiro, pois pessoas felizes e engajadas dificilmente adoecem, e as empresas conseguem manter os seus talentos mais facilmente, pois os colaboradores se sentem cuidados.

Ainda ligado ao Objetivo 3, segundo a ONU, há o item 3.5,que chama a atenção para uma medida urgente: Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool. Existem programas de prevenção que podem colaborar com a diminuição do presenteísmo, do absenteísmo, dos acidentes e incidentes de trabalho por uso de drogas e outras substâncias. É essencial que o funcionário possa encontrar ajuda de profissionais especializados, seja para entender algumas medidas educativas ou para que esses profissionais possam intervir quando constatarem o uso de risco/nocivo de drogas e outras substâncias químicas. No caso de identificarem se tratar de um dependente químico, é importante que a pessoa seja submetida a tratamento, sem que se torne estigmatizada e diminuída.

A empresa que tem uma política clara e consistente, com base no Programa de Atenção e Prevenção aos Problemas Relacionados de Álcool e outras Drogas (PAP-PRAD), assegura um ambiente próspero para todos, tanto dentro do espaço profissional quanto na comunidade do entorno.

Objetivo 5 – Igualdade de gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Tratar homens e mulheres com justiça e sem discriminação, oferecendo as mesmas oportunidades de cargos e salários, compatíveis com as posições que ambos ocupam dentro da empresa. Conscientizar as equipes em relação às práticas de machismo, garantir direitos como licença-maternidade e estabilidade em caso de gravidez, realizar programas informativos sobre violência doméstica, gestão de carreira e fortalecimento da autoestima.
Este objetivo não se resume às abordagens dentro do ambiente de trabalho, ele também pretende que se gere impacto para todas as mulheres que se relacionam com a empresa, sejam elas clientes, fornecedoras, colaboradoras etc.

Objetivo 8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos. Vivemos no Brasil um momento econômico difícil. A falta de emprego e a precarização do trabalho criam uma cadeia de vulnerabilidade que expõem trabalhadores e empregadores. Criar programas de incentivo, estimular a formação técnica profissional dos funcionários, envolver os trabalhadores nas metas e valores da companhia podem ajudar a estabelecer vínculos e fazer circular uma ideia de pertencimento que ajudam nos resultados diários.

Quando se trata de igualdade, diversidade e inclusão, o principal objetivo é mudar a mentalidade para que, aos poucos, não seja mais necessária uma abordagem específica sobre esses temas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos de 3% de mulheres e negros ocupam cargos de gerência ou diretoria no país. Em relação a trabalhadores LGBTQIA+, a dificuldade é ainda maior, uma vez que grande parte desses profissionais não se sentem à vontade nem mesmo de revelar sua orientação sexual nos lugares onde trabalham.

A diversidade deve fazer parte do DNA das empresas, para que a sociedade possa avançar em relação a boas práticas de tolerância, convivência com as diferenças, escuta e respeito, sem assistencialismo. Quanto mais diversa a empresa, mais preparada ela vai estar para lidar com a inovação, atraindo novos investidores e clientes e garantindo um ambiente seguro e saudável para seus funcionários.

O mundo já mudou e continua mudando. Precisamos rever paradigmas e produzir mudanças efetivas. Assimserá possível descobrir e reter talentos, criar equipes de alto desempenho, favorecer a produtividade, a qualidade dos serviços executados e os ganhos econômicos para o negócio. Uma cadeia geradora de benefícios para todos os lados, que tende a promover a saúde e qualidade de vida para todos os envolvidos.

 

Leave a Reply