Alessandra Diehl

O marketing de álcool proliferou nas mídias digitais, com sites, mídias sociais e aplicativos, assim como, as plataformas de mídia digital como Facebook e Instagram desempenham, atualmente, um papel significativo na comercialização de álcool, conectando produtores e consumidores de maneiras inovadoras. O marketing do álcool tem se mostrado capaz de ser inovador aliando o poder participativo e de processamento de dados dessas plataformas digitais.

Embora sejam necessárias mais pesquisas, os estudos existentes sugerem que o envolvimento com o marketing digital de álcool está positivamente associado ao aumento do consumo de álcool e ao aumento da compulsão ou do comportamento de consumo de risco de álcool. Sites de redes sociais, como o Bebo da Nova Zelândia, fornecem aos jovens um espaço digital para compartilhar uma variedade de mensagens de marketing de álcool por meio da transmissão ponto a ponto. O Bebo também permite que os jovens comuniquem uns aos outros como consomem álcool e suas opiniões sobre as mensagens de marketing do álcool. As informações compartilhadas por jovens que usam o Bebo são fornecidas abertamente na forma de informações pessoais, comentários em fóruns, fotografias digitais e respostas a questionários sobre seu envolvimento com o álcool.

Estudos mostram que a participação e o envolvimento com o marketing digital de álcool – como clicar em um anúncio de álcool, visitar um site de marca de álcool, curtir ou compartilhar um anúncio nas mídias sociais ou baixar conteúdo de marca de álcool – foi positivamente associado ao uso de álcool. Os efeitos da simples exposição à publicidade digital de bebidas alcoólicas são ainda inconclusivos.

Nicholas Carah & Sven Brodmerkel(2021)identificam cinco desafios principais que o marketing de álcool realizados através de plataformas digitais representam para os quadros regulatórios e autorregulatórios, que até agora não foram suficientemente considerados na literatura e para a maioria dos gestores que estão a frente de cuidar da saúde pública. Já que além de avaliar o conteúdo, volume e posicionamento da publicidade de bebidas alcoólicas, pesquisas e respostas regulatórias precisam abordar o marketing de bebidas alcoólicas em plataformas digitais como um processo dinâmico, participativo e baseado em dados.

Os governos devem considerar a implementação de regulamentos de marketing digital de álcool sob o princípio da precaução, pois os códigos de marketing autorregulados da indústria do álcool provavelmente são ineficazes na proteção de populações vulneráveis a danos relacionados ao álcool.

 

Fontes:

Nicholas Carah,SvenBrodmerkel. Alcohol Marketing in the Era of Digital Media Platforms. J Stud AlcoholDrugs. 2021 Jan;82(1):18-27.

Jonathan K Noel, Cara J Sammartino, Samantha R Rosenthal. Exposureto Digital Alcohol Marketing andAlcohol Use: A Systematic Review. J Stud AlcoholDrugsSuppl . 2020 Mar;Sup 19(Suppl 19):57-67.  doi: 10.15288/jsads.2020.s19.57.

Richard Griffiths, Sally Casswell. Intoxigenic digital spaces? Youth, social networking sites andalcohol marketing. DrugAlcohol Rev. 2010 Sep;29(5):525-30. doi: 10.1111/j.1465-3362.2010.00178.x.

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