COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PARA TRABALHOS DE COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER ENCERRADAS.

Saiu a Lista dos Trabalhos Selecionados para Comunicação Oral:

CONFIRA A LISTA

Saiu a Lista dos Trabalhos Selecionados para Pôster:

CONFIRA A LISTA

COMUNICAÇÃO ORAL
1 – As propostas para Comunicação Oral referem-se a relatos de pesquisas ou experiências profissionais relevantes nas diversas áreas relacionadas aos transtornos por uso de substâncias e comportamentais na interface com outras áreas correlatas, apresentadas individualmente, por um único participante.

2 – As Comunicações Orais serão realizadas em sessões conjuntas de quatro (4) apresentações, que serão agrupadas pela Comissão Científica do XXVII Congresso da ABEAD.

3 – Obrigatoriamente as comunicações orais terão duração de 70 minutos, uma (1) hora e 10 minutos.

4 – Cada Comunicação Oral deverá ter duração de 15 minutos. O tempo restante (10 minutos) deve ser utilizado para comentários realizados pelo coordenador da atividade e para perguntas da plateia.

5 – A Presidente da ABEAD e a Presidente do XXVII Congresso indicarão previamente um coordenador das Comunicações Orais entre os sócios adimplentes inscritos no congresso.

6- Os resumos devem atender às normas para submissão de resumos.

7– Para submeter proposta de Comunicação Oral, seu autor deve estar devidamente inscrito no XXVI Congresso da ABEAD.

8- As Comunicações Orais serão previamente aprovadas pela comissão científica e comunicados aos inscritos da sua aprovação, assim como, serão avaliadas por sua qualidade científica e segundo as normas indicadas acima, pois haverá premiação das mesmas pela Comissão Científica do evento.

PÔSTER
1 – Os Pôsteres são trabalhos gráficos a respeito de relatos de pesquisas ou casos clínicos relevantes nas diversas áreas relacionadas aos transtornos por uso de substâncias e comportamentais e na interface com outras áreas correlatas.

2 – É necessário apresentar um resumo da pesquisa contendo: Título, Autores, Filiação institucional, Fontes de fomento/financiamento (se houver), Introdução, Método, Resultados, Conclusão (seguindo as normas da American
Psychological Association- APA; https://www.apa.org/).

3 – Cada Pôster deverá ter o tamanho de 80 centímetros de largura e 1 metro de comprimento. De forma atrativa e com qualidade estética, deve apresentar as informações, valorizando figuras, esquemas e tabelas, e utilizando letras impressas em tamanho que se possa ler a 2 metros de distância.

4 – Cada Pôster ficará exposto durante um dia em suporte apropriado. Haverá um horário designado em que o participante/ apresentador deverá estar próximo do Pôster, a fim de debater seu conteúdo com o público interessado. Os Pôsteres serão avaliados por um membro da comissão científica, designado pela Presidente da ABEAD e pela Presidente do XXVII Congresso.

5 – Os resumos devem atender às normas para submissão de resumos.

6 – Os Pôsteres serão previamente aprovados pela comissão científica e comunicados aos inscritos da sua aprovação, assim como, serão avaliados por sua qualidade científica e segundo as normas indicadas acima, pois haverá premiação dos mesmos pela Comissão Científica do evento.

7 – Para submeter a proposta de Pôster, o responsável pela submissão deve estar inscrito no XXVII Congresso da ABEAD.

8 – A Comissão Científica se reserva ao direito de realocar, remanejar e redimensionar os trabalhos quando avaliado que o mesmo não está condizente, ou no caso de entender ser mais adequado a outra categoria ou modalidade.

9 – Ao submeter sua proposta, o participante estará ciente e de acordo que o horário, local e data de sua apresentação serão decididos pela Comissão Científica e deverão ser obedecidos pelo participante.

NORMAS PARA A PREPARAÇÃO DOS RESUMOS
ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

1 – Título, Palavras-chave, Agências financiadoras, Instituição e Autores deverão ser preenchidos por meio de etapas estabelecidas pelo sistema.

2 – Todos os itens da ficha de inscrição que se encontra no site da ABEAD (www.abead.com.br) são de preenchimento obrigatório, sem os quais o resumo não poderá ser submetido à avaliação.

3 – O resumo deverá ser apresentado sem citações e deverão conter entre 300 e 400 palavras.

4 – É fundamental que o autor confira o resumo, antes da postagem final, para evitar erros, pois não serão permitidas modificações após as propostas serem recebidas.

5 – O texto do resumo deve ser contínuo, sem parágrafos, referências e citações, tabelas ou figuras.

6 – Os resumos devem ser subdivididos em: Introdução, Objetivos, Método, Resultados e Conclusão.

7 – Cada resumo deverá apresentar, claramente, os objetivos do trabalho, incluindo os aspectos mais relevantes da literatura na área e descrever materiais e métodos, envolvendo participantes, equipamentos, técnicas e outras estratégias utilizadas.

8 – A descrição dos resultados deve conter a síntese do que foi obtido e, no caso de pesquisas, explicitar as medidas e os resultados de provas estatísticas ou outras técnicas aplicadas.

9 – A Conclusão deve estar baseada nos dados apresentados, sendo conveniente que sejam feitas referências aos objetivos ou hipóteses anteriormente descritas.

10- A lista de áreas temáticas são:
• Avaliação e tratamento de Transtornos Relacionados a Substâncias e Transtornos Aditivos (TRESTA)
• Relatos de caso
• Formação de terapeutas
• Infância e adolescência
• Intervenção de famílias e casais
• Redução de Danos
• Intervenções em grupos
• Intervenções na área da saúde pública e privada
• Neurociências e TRESTA
• Neuropsicologia e TRESTA
• Produção de conhecimentos/ Pesquisas
• Comorbidades Psiquiátricas
• Prevenção dos TRESTA
• Políticas Públicas e Drogas lícitas e ilícitas
• Trabalhos em empresas
• O trabalho do Conselheiro em Transtornos Aditivos
• Comunidades Terapêuticas
• Drogas e mídia
• Reinserção social e dependência química
• Diferentes drogas
• Direitos humanos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
1 – Os trabalhos serão avaliados por três participantes da Comissão Científica escolhidos pela Presidente do XXVII Congresso da ABEAD, sendo vedado aos membros desta estarem concorrendo aos prêmios.

2 – Os trabalhos serão avaliados de acordo com as normas acima descritas, além da relevância científica (teórica e prática) e da clareza de exposição e argumentação. O resultado da avaliação final divulgada será em termos de aprovado e reprovado, não sendo possíveis sugestões de alteração no texto submetido pelo autor.

3 – Todos os trabalhos receberão dos avaliadores uma nota (de 0 a 10) para cada um dos seguintes itens: relevância científica (teórica e prática), clareza de exposição e de argumentação e originalidade. Somente as notas mais altas, até as vagas disponíveis serem preenchidas, serão aprovadas.

PREMIAÇÃO COMUNICAÇÃO ORAL E/OU PÔSTER
1 – Serão entregues os seguintes prêmios divididos entre as categorias Pôster e/ou Comunicação Oral: Jandira Masur (Pesquisa Básica e Epidemiologia), Vicente de Araújo (Pesquisa Clínica), Ernani Luz (Prevenção) e Arnaldo Woitowitz (Trabalho do Conselheiro em Transtornos Aditivos).

2 – Os prêmios serão um certificado impresso, um troféu e uma inscrição no XXVIII Congresso da ABEAD para o primeiro auto do trabalho premiado.

3 – Caso os três participantes da Comissão Científica e a Presidente do XXVII Congresso da ABEAD concordarem que não existe nenhum trabalho em condições de receber um ou mais dos prêmios, os mesmos poderão optar por não premiar nenhum trabalho.