Por Alessandra Diehl

Esta edição do congresso da ABEAD em celebração aos 45 anos da nossa associação foi um sucesso! Tivemos o registro de 789 inscritos, de 21 estados brasileiros e de 5 países  (México, Portugal, EUA, Argentina, Chile), mais de 170 atividades/palestras com cerca de 150 palestrantes, mais de 12 expositores, 71 posters e comunicações orais. Estes números só foram possíveis graças a um esforço conjunto de diversos apoiadores e associados que cuidadosamente prepararam seus conteúdos e também, a congressistas que vieram abertos ao aprendizado, a troca e a confraternização.

Nesta edição tivemos algumas inovações, entre elas cabe destacar a realização do II Encontro regional da International Society of Addiction Medicine (ISAM) uma sociedade internacional de médicos fundada em 1998 e comprometida com o avanço do conhecimento sobre a Medicina da Dependência por meio do reconhecimento de médicos em todo o mundo que têm um papel importante a desempenhar na sua gestão, aumento da credibilidade do papel do médico, ênfase na importância das atividades educativas. Este encontro regional da ISAM em São Paulo que ocorreu durante o XXVII Congresso da ABEAD contou com a participação de três convidados, o Dr Dario Parker da Argentina , O Dr Luís Piga do México e o Dr Ivan Montoya do EUA, representando o National Institute of Drug Abuse (NIDA). Os três trouxeram dados atualizados sobre doenças hepáticas, consumo de drogas e prevenção para o contexto da América latina.

O conteúdo científico foi extremamente elogiado pela diversidade, pluralidade de temas ocorrendo simultaneamente em pelo menos 5 sessões ao mesmo tempo, contemplando uma gama de possibilidades de ver o fenômeno das adições, incluindo políticas públicas, regulamentações e legislações, redução de danos, novas ondas de psicoterapia, novas drogas de abuso e as interseccionalidades com gênero, racismo e questões sociais que impactam no cuidado e na prevenção ao consumo de substâncias.

Esperamos que o próximo congresso possa ser ainda mais grandioso que este. Até lá !

Leave a Reply